Contribuir para o aumento da resiliência de Moçambique face aos impactes das alterações climáticas com a implementação de medidas concretas de adaptação identificadas a partir de processos comunitários participativos.
O presente projeto é focado na implementação de planos de ação comunitários de adaptação aos impactes das mudanças climáticas (PACAs), através da aplicação simplificada do processo de orçamento participativo para a identificação de mecanismos locais para fazer face à variabilidade e da elaboração e implementação de ações comunitárias para o fortalecimento dos mecanismos de resiliência, com destaque para as estratégias comunitárias de adaptação baseadas na gestão sustentável dos meios de subsistência das comunidades.
A implementação dos referidos planos poderá visar uma maior disponibilidade de produtos alimentares e agropecuários, um maior e melhor acesso à água tanto para abastecimento como para rega, o estabelecimento de formas alternativas e sustentáveis de rendimento das comunidades locais e a implementação de sistemas de alerta prévios para fenómenos climáticos extremos (entre outras que sejam identificadas e prioritárias para ou pelas comunidades em causa). O projeto teve início em novembro de 2013 e termina em dezembro de 2016. É constituído por três atividades.